RCVR faz doações surpreendentes no mês da Fundação Rotária - Clube comemora com festiva e muitas comendas, entre elas 11 Paul Harris

O Rotary Club de Volta Redonda acredita que é possível salvar o mundo da pólio e para reforçar o empenho da Fundação Rotária programou o Mês de Novembro para somar forças em prol da instituição e contribuir com o Desafio 200 Milhões de Dólares do Rotary, que é a campanha de captação de recursos lançada pelo RI em resposta à doação conjunta de US$355 milhões da Fundação Bill e Melinda Gates para a erradicação da pólio. Cada dólar doado ao programa Pólio Plus será usado para equiparar US$200 milhões do desafio, o qual deverá ser concluído até 30 de junho de 2012.
Em 1988, segundo a OMS, a poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, era endêmica em 125 países, vitimando 350 mil crianças todos os anos. Dessas, entre 17,5 mil e 35 mil acabavam morrendo. Graças aos esforços do ROTARY e seus parceiros, mais de dois bilhões de crianças receberam a vacina oral da pólio. Contudo, o trabalho do Rotary não está terminado, pois a doença ainda precisa ser erradicada. E o Rotary Club de Volta Redonda acredita nessa causa e tem se empenhado para que esse sonho se torne realidade.
Dia 24 de novembro é mais uma data que ficará marcada na história do RCVR. Durante festiva organizada pelo presidente da Comissão de Fundação Rotária, Adriano de Souza, e pelo brilhante protocolo Pedro Luiz Dalbone da Cunha, os convidados, e a família rotária presenciou a entrega de 25 Comendas Clímaco (Comenda criada pelo RCVR para reverter doações à Fundação), 35 certificados de companheiros EREY (Todos os rotarianos todos os anos), 1 Safira Dupla, 1 Rubi Duplo e 11 Títulos Paul Harris.
O clube comemorou ainda a primeira doação para a Associação Brasileira da The Rotary Foundation – ABTRF, feita pela Empresa Transporte Excelsior, através do companheiro Rogério Loureiro. Tudo isso em uma única noite.
A festiva foi prestigiada pelo Governador José Maria Cruz, que como grande incentivador e conhecedor dos projetos da Fundação Rotária fez questão de prestigiar a data tão importante para o clube. Os companheiros ainda forma surpreendidos ao final da reunião com a chegada do EGD Marco Antonio de Toledo Piza, Presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.
Durante a reunião, o presidente do clube, Claudionor Soares, enalteceu o trabalho realizado pelos companheiros e frisou a importância do trabalho em equipe. “Sou muito grato a todos os meus companheiros, não quero nominar para não cometer injustiças, mas sei que esse é um trabalho do clube. E é assim que deve ser. Nosso foco deve ser sempre em prol do coletivo, para que o clube seja o maior beneficiado, seja com nossos projetos, seja com nosso companheirismo, que aliás é nossa marca registrada.”
Durante sua fala, o Governador José Maria Cruz, que é Sócio Honorário do RCVR há dez anos consecutivos e frequentador assíduo do clube enalteceu as realizações e falou da satisfação de estar presente numa reunião com tanto resultado em benefício da Fundação Rotaria e, ainda, com enorme destaque aos trabalhos da Fundação. “Isso só demonstra que o RCVR é mesmo um clube eficaz no conceito de Rotary, até mesmo ultrapassando as expectativas. É um clube forte, tão forte que eu, quando me sinto ‘fraquinho’, compareço aqui para me fortalecer.” Parebenizou o trabalho do clube e, em nome de Rotary International e da Fundação Rotaria, agradeceu tanto empenho do RCVR.
Já o Governador Assistente da Área 10, companheiro Achiles Amaral, solicitou a palavra para lembrar, que no Mês da Fundação Rotária tinha como meta que cada clube coordenado por ele, fizesse ao menos um Título Paul Harris, e que até o momento ela estava sendo atendido.
Após a festiva o Governador Assistente, que também é doador da ABTRF, ficou extremamente feliz e declarou: “São feitos como este que nos enche de orgulho de ser rotariano, principalmente pelo brilhante trabalho desenvolvido em prol da Fundação Rotária. Faz-nos muito bem e nos enche de esperança saber que graças a um trabalho como esse, milhares de crianças em todo o mundo serão imunizadas contra a Pólio, diminuindo o sofrimento de crianças e de famílias em todo o mundo”.
Companheiro Achiles Amaral finaliza acrescentando: “Parabéns companheiros do RCVR, o que mais nos anima nesse feito é que não estamos falando de um clube pequeno, o clube tem 43 associados, um dos maiores dos Distrito 4600. Este é um exemplo que deve ser seguido por todos nós, rotarianos ou não.
Para o presidente da Comissão da Fundação Rotária, Adriano de Souza, o RCVR está no lugar de destaque que merece. “Estamos lutando por essa aquisição faz 6 anos, objetivamos fazer na minha presidência, não foi possível, mas continuamos a luta, pois o clube está além, muito além dos anos rotários, e o presidente Claudionor nos dá liberdade de trabalhar e buscar novas conquistas. Sinto-me realizado.”
Com essas aquisições o clube passou a constar em uma lista seleta, como um dos poucos clubes no mundo a ser 100% Paul Harris, ou seja, todos os companheiros do RCVR são companheiros com Título Paul Harris.








Projeto Novas Gerações premia jovens

O projeto “Novas Gerações promovido pela Casa da Amizade de Volta Redonda”, com apoio do Rotary Club de Volta Redonda e Rotary Club Volta Redonda Leste encerrou em grande estilo, com um jantar festivo no dia 16 de novembro, na sede da Casa da Amizade, em Volta Redonda. O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre as senhoras da Casa da Amizade, rotarianos, convidados, alunos e familiares, além da ilustre presença do Governador do Distrito 4600, José Maria e Cruz, e da Coordenadora Distrital Therezinha Viceconte Cruz.
A última etapa do Projeto “Novas Gerações”, realizado com os alunos da escola Municipal J.B.de Athayde que começou com a aquisição de 73 livros para o Clube do Livro e tinha como objetivo principal o concurso de redação, premiou os vencedores dos três melhores textos com o tema "Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos".

1º lugar - Maria Gabriela Correa Marques - 395 pontos - 1 netbook
2º lugar - Laura Vitorino da S. Soares Dias - 393 pontos - 1 tablet
3º lugar - Bruno Henrique Viana - 388 pontos - 1 máquina fotográfica digital
O Rotary Club de Volta Redonda parabeniza o empenho das sócias da Casa da Amizade e agradece a oportunidade de ter participado, mesmo que de forma secundária, desse importante projeto.








 Na foto acima o presidente do RCVR, Claudionor Soares, e o EGD Ettore Dalboni durante cerimônia de premiação do projeto