O Projeto “Dependência Química, Solidariedade e Ação” concretiza primeira ação

O Projeto “Dependência Química, Solidariedade e Ação”, que visa Valorizar e auxiliar o trabalho em favor dos dependentes químicos, lançado no dia 06 de outubro de 2011, pelo Rotary Club de Volta Redonda, já começou a render seus frutos. Os companheiros do Grupo Vermelho: Ettore Dalboni, Claudionor Soares, Joel Couto, Rogério Loureiro, Joselito Magalhães, Marco Cardoso, João Batista, Euse Dalboni, Luiz Fernando Marques e Áurea Dalboni escolheram a Clínica As Doze Tribos de Israel, localizada no bairro Santa Rita em Barra Mansa, dirigida pelo pastor Dark e sua esposa Rosa.
A instituição trabalha na recuperação dos internos, dependentes químicos, por meio de orientação evangélica, sem uso de medicação, no prazo máximo de 9 meses. Os internos circulam livremente pelo local e são responsáveis pelas atividades diárias da clínica.
A primeira visita à clínica aconteceu no dia 15 de outubro, com o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade, suas instalações e suas reais necessidades.
O dependente, enquanto internado não é liberado para passar dias com a família, dado o risco de se perder o tratamento em andamento. O Sr. Dark relatou casos concretos de sucesso do trabalho desenvolvido. O alojamento comporta até 42 dependentes e somente homens. Segundo o Sr.Dark, presidente da Instituição, há dependentes que chegam à clínica em péssimas condições, exigindo uma reeducação completa, até mesmo como fazer sua higiene pessoal, não comer com as mãos sem o uso de talheres etc. Algumas regras disciplinares são estabelecidas e devem ser obedecidas pelos dependentes em tratamento, como, por exemplo, não desperdiçar alimentos, estar sempre limpo, barbeado, com o cabelo cortado, entre outras.
Indagado objetivamente do que necessita a clínica, o Sr. Dark lembrou que qualquer ajuda é bem vinda, mas que o consumo maior, além de alimentos, é com aparelho de barbear, papel higiênico, óleo de cozinha e açúcar, além de roupas para uso dos dependentes.
Encerrada a visita, o co.Ettore Dalboni, presidente do grupo, sensibilizado com o bom trabalho da Clínica, contribuiu, no ato da visita, com um valor de R$1.000,00 (mil reais), além de procurar o co. Maycon Cesar Inácio Abrantes, membro da Diretoria do Grupo Floresta (Supermarket), a quem solicitou a doação de verduras e legumes descartáveis para a instituição Doze Tribos de Israel ao que prontamente foi atendido pelo co. Maycon, numa perfeita demonstração do espírito rotário. O co. Marcos de Araújo Cardoso se prontificou a recolher os alimentos junto ao Supermercado Floresta, às segundas-feiras e sextas-feiras, à tarde, e entregar no endereço da Clinica Doze Tribos de Israel.
Concretiza-se, assim, com resultado positivo, o rápido trabalho do grupo vermelho, mais uma contribuição do Rotary Club Volta Redonda em benefício da comunidade, registrando-se aqui um agradecimento especial ao co. Marcos de Araújo Cardoso e ao co.Maycon Cesar Inácio Abrantes, pelo comprometimento com esse importante trabalho social. Co. Marco Cardoso, embora seja membro do grupo, merece nossos agradecimentos, pois tem levado todo o material doado em seu próprio carro.